quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Shingo “Seabass” Takatsuka NO MORE!

De alguns dias para cá, começaram a surgir diversos boatos sobre o retorno de Shingo “Seabass” Takatsuka ao comando de Pro Evolution Soccer, mais precisamente: Pro Evolution Soccer 2015. Para os saudosistas, não é caro lembrar que se a franquia estagnou entre 2008 e 2012, chegando-se mesmo a cogitar o congelamento da série, tínhamos um acomodado e arrogante Seabass no comando.
Com os desafios que surgiram para a produção de Pro Evolution Soccer 2014 e a chuva de críticas (curiosamente mais de gamers do que de críticos em si) começaram a rolar boatos no Japão que o velho Shingo estaria de volta na produção do próximo capítulo da franquia. Confesso ter ficado com cabeça, tronco e membros em pânico com essa possibilidade.
Felizmente, a boataria é mais do que furada. Seabass continua firme e forte na Konami, mas distante (ainda que adore dar opiniões intransigentes) da PES Productions. “A franquia está em muito boas mãos; sabemos da capacidade de Kei Masuda e posso lhe garantir que os projetos reservados e desenvolvidos para Winning Eleven para os próximos anos estarão sob o comando dele e seus colaboradores, diz um editor da revista japonesa Famitsu.”
As próximas edições da revista deverão mergulhar fundo no universo da PES Productions. Com o game tendo a sua versão japonesa anunciada para o dia 14, as próximas semanas deverão ser repletas de novidades sobre os próximos passos da franquia.
Algumas das novidades serviriam para calar a boca dos críticos, mas se a Konami, a Havok e a… entendem ser melhor afinar o discurso antes do anúncio. Quem sou eu para discordar?
Negar que Shingo “Seabass” Takatsuka tenha um papel importante na história de Pro Evolution Soccer seria jumentice das grossas, mas não dá para deixar de apontar o dedo para este senhor que impediu avanços significativos. Na transição do PS2 para o PS3, Seabass foi o responsável único por decisões que jogaram a série num estado crítico e acomodado, perdendo o trono para FIFA.
O tradicional não cag* nem sai da moita quase serviu para ele, pois cag*** ele fez aos montes e sob sua supervisão, os fãs da América Latina jamais tiveram o respeito e a atenção devidas.
A volta dele ao comando da PES Productions seria mais que um passo atrás. Seria um retrocesso em tudo o que foi planejado para as edições 2013, 2014 e 2015. Sim, em PES 2013, Masuda teve de consertar o avião em pleno voo; em PES 2014, recebeu a notícia de que teria de se virar para implementar um game planejado para dar o seu melhor na nova geração de consoles, ao invés dos já surrados XBOX 360 e PS3.
Quando a casa é arrumada e enfim sua equipe (com a adição de mais um par de geniais desenvolvedores que agora se juntam a produção da franquia) pode por em prática um projeto que leva os simuladores de futebol a um patamar de qualidade jamais visto em games de esporte, o senhor Takatsuka quer sentar na janelinha de novo?
Táh, táh, táh, táh, táh, táh, táááh! diria o professor Girafales.
Muito obrigado de coração, por tudo que já fez pela franquia Takatsuka-san… mas os tempos são outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário